terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Restaurante Boragó - Cozinha molecular experimental

Este restaurante do Chef Rodolfo Guzmán é algo inesquecível e difícl de descrever, algo para guardarmos na memória. O Chef foi aprendiz do Chef espanhol Ferran Adria e trouxe as maravilhas experimentais para a capital chilena, e nós fomos lá conferir, o que no final transcendeu a experiência culinária, por vários motivos, desde sua fachada (retratada na foto acima) à seu interior como veremos adiante...


Esta foto que por enquanto serve de cabeçalho do nosso blog é a entrada do menu degustação endémica o mais simples dos dois disponíveis no momento. Este menu "simples" serve 10 pratos (3 entradas, 4 pricipais e 3 sobremesas) elaborados de forma à transformar molecularmente e visualmente (diga-se de passagem) os pratos que estarrecem seus provadores. Aqui claro, não se come o bonsai nem as pedrinhas, apenas as "folhas" de uma espécie de nachos de beterraba com abacate.

Close do "nacho" em questão.

Detalhe do guaranpo que foi logo para o pescoço.

Esta entrada é composta de pão de cebola, filete de carvão vegrtal, azeite, aji explosivo e flor de melissa. Assim que você  passa a mexer o pão no azeite, misturando com todos os demais ingredientes tudo começa a ferver e mais surpreeendente é quando você coloca esta mistura na boca, uma real explosão acontece, não só de sabores, mas a "mistura" também se transforma em cristais de açucar.... Indescritível esta reação e experiência.


Este prato surpreende pela composição de seus ingredientes. É um caldo adocidado, parece de caramelo, mas na verdade é um caldo de carne de gado cozido por 24 horas a 70º C. As flores servem de contraponto e harmonizam esta entrada de forma exemplar.

Este comgumelo não é alucinógeno em sua essência, porém dando sequência ao menu degustação você já não sabe o que é real ou não, nada que a lei proíba, mas nesse momento depois de taças de champanhe e saboreando a primeira garrafa de vinho num ambiente totalmente planejado para que os pratos sejam protagonistas da cena, a sensação é a mesma (mesmo nunca ter provado no cogumelo alucinógeno, fica na imaginação de cada um).

Na verdade esta "terra" é comestível assim como tudo que nos serviram e harmoniza de forma única todos os pratos. Este parto é apresentado por um copo que quando é aberto é trazido ao nosso nariz, uma vez que todos os sentidos fazem parte da degustação. Pure de batata trufada e cogumelos. 


Este sim assusta não só em sua aparência mas na sua textura, me fez lembrar do nescau de terra que minhas irmãs me serviram ainda criança numa bricadeira de casinha, o que resultou num estrago em meu sistema gastro. No caso acima só resultou num estrago em nossos paradigmas. Mas a sensação e de ter caído de boca na terra é amenizado pelo sabor do risoto que se encontrava debaixo da mesma. Tenro e maravilhoso!

Este é um Congro frito, com carbono de espino, caldo de clorofila, pure de batata roxa... Sabores distintos em harmonia. 

Esta "vaca" estava maravilhosa, em termos de sabor é o ponto alto do menu, não sabemos ao certo se é porque a essa altura seu paladar busca uma referência "palpavél" do que já experimentou nesta existência ou se o prato é relamente diferenciado. Apostaria nas duas!

Detalhe fica por conta do fumacê que o prato solta após o garçom retirar suas respectivas tampas, o que nos faz embrenhar em uma floresta úmida o que não é exagero, pois o ambiente é todo em paredes escuras, mesas sem detalhes (metade das mesas com uma única rosa no centro da mesa, metade com uma pedra) e luz focal, o mundo converge para a visão dos pratos e depois se perde no palato dos mesmos.


Esta sobremesa impressiona pelo seu visual, porém é deveras doce, o sorvete é de violeta, assim como esta espécie de suspiro de murra e maria mole (tinha os dois), mas o contraponto fica por conta do caldo de maqui, algo que salvou o prato juntamente com a flor de lavanda.

Esta sobremesa  na nossa opinião foi a melhor, parece um planeta perdido no meio de sua órbita... Trata-se de um "bolo" de chocolate cozido a 50ºC e depois esfriado a  -196º C em nitrogênio. 

E dentro o chocolate ainda quente, derretendo.... Maravilhoso!

E para finalizar, uma sobremesa de menta chamada de Frio Glacial .... Inicia quando o garçon pede que você coloque na boca um biscoitinho (de menta) que logo começa a sair fumaça de todos os lados, pela boca e nariz.... Uma mistura de vários tipos de texturas de menta: gelo, borracha, sorvete, algodão....

Uma experiência para todos que gostam de culinária e não só de novos sabores, como novas experiências...

Endereço: Av. Vitacura 8369 - Teléfono: (56) 2 224 8278 9538893 / 9538894
NOVO ENDEREÇO: Av. Nueva Costanera, 3467, Vitacura

3 comentários:

  1. Olá pessoal... Estive no Boragó agora em 2011. Pela fachada que aparece na primeira foto desse post, julgo que eles se mudaram. Já fui no novo endereço e experimentei um menu diferente desse. Apenas poucos prato coincidiram.
    Realmente é uma experiência única. Muito bom!!!
    Se me permitem, vou colocar aqui o link da minha experiência no Boragó: http://euvou.blog.com/2011/05/bora-no-borago/

    Abraço

    Petterson

    ResponderExcluir
  2. Petterson, Obrigada pela informação, realmente verificamos que eles mudaram o endereço e já corrigimos. Realmente é uma experiência única... Vi que vocês gostaram bastante do sorvete de violetas, nós achamos muito doce. Na verdade a pessoa tem que ir preparada, pois é muita comida para um único jantar, só imaginamos o menu mais completo como não seria, você não concorda?
    Abraços,

    Graziela e Daniel

    ResponderExcluir
  3. Quanto paga por uma refeição em media ?

    ResponderExcluir